Boas práticas antes de montar uma loja virtual

Confira abaixo dicas dos primeiros passos para a criação de uma loja virtual:

NICHO DE MERCADO

É importante estudar o mercado de atuação, concorrentes, marcas que inspiram e definir um nicho, afinal de contas quem é especialista em tudo não é especialista em nada, certo? Ao invés de vender camisetas, por exemplo, opte por vender camisetas femininas bordadas. Traga valor para seu negócio e mostre para seu público seus diferenciais.

PERSONA DA MARCA

Você sabe o que é uma persona? É um personagem que normalmente profissionais de marketing criam para definir um público-alvo ideal para o negócio. Exemplo de uma persona de uma empresa de bolsas: Marina de 31 anos, profissional de marketing, nascida em SP capital, com especialização em Londres. gosta somente de música eletrônica e ama o café do Starbucks. Quando essa marca tem oportunidade de uma parceria em uma casa de shows de forró, faz sentido levar esse acordo adiante, já que o gosto musical de Marina é outro? Por isso, a persona traz diretriz e posicionamento assertivo para o negócio.

PRECIFICAÇÃO

Faça um benchmark para saber os preços dos concorrentes. Assim, sua empresa pode se posicionar com um ticket médio mais alto, porém justificando o custo pelo valor agregado do produto que as demais marcas não tem. Ou até mesmo, vender produtos mais baratos do que os concorrentes e divulgar essascan oportunidades para os leads. Não esqueça de definir o markup dos seus produtos, qual margem de lucro você pretende alcançar com cada item?

REGISTRO DE DOMÍNIO

Personalize e registre seu domínio, dessa forma, consumidores e buscadores, como o Google, vão achar facilmente seu site. Na Dizy Commerce, durante a etapa de implantação, você pode utilizar um domínio próprio.

IDENTIDADE VISUAL

A identidade visual do seu site aliada a um design responsivo proporcionam ao usuário uma experiência positiva em todos os dispositivos: tablets, celulares e computadores. Na Dizy Commerce, além do site responsivo, em cada implantação respeitamos as peculiaridades de cada projeto e entregamos um design exclusivo.

CRIAÇÃO DE SKUS

Organize seus produtos com códigos únicos. Cada SKU serve para identificar os atributos do seu produto, e essa codificação facilita no gerenciamento dos itens.

HOSPEDAGEM DE E-MAIL

Escolha uma empresa para hospedar seus e-mails e mostre mais seriedade para seu cliente com endereços que tenham o domínio do seu site.

ATENDIMENTO

Defina os canais digitais que serão disponibilizados em seu site, como WhatsApp, Redes Sociais, E-mail e Chat. Tenha em mente que se você tem um canal ativo em horários específicos, é importante que seu cliente seja informado. E não vale criar um canal só para dizer que tem e abandoná-lo sem metas de tempo de respostas do time de vendas, ok?!

PLATAFORMA

A experiência do usuário também depende da escolha de uma plataforma de e-commerce que seja: intuitiva, clara, ágil e que ofereça um suporte funcional. Na Dizy, além de ter tudo isso, seu negócio de moda terá uma plataforma programada e pensada por profissionais que tem experiências com inúmeras marcas de moda premium e com amplo know-how no segmento.

SOFTWARE ERP

A tradução da sigla de ERP é Planejamento dos Recursos da Empresa. O ERP é um software de gestão, um facilitador no armazenamento de dados e automatização. Com ele é possível integrar processos do seu e-commerce, emitir notas fiscais eletrônicas, gerar skus, gerir estoques, dentre outras inúmeras funcionalidades.

MEIOS DE PAGAMENTO

Definir meios de pagamento na sua loja online é um pré-requisito para que seu e-commerce tenha uma operação em funcionamento. Mercado PagoPagar.me são excelentes opções de meios de pagamento. Não deixe de disponibilizar diversas alternativas para seu cliente, isso ajuda a diminuir a taxa de carrinho abandonado da sua loja online, pois se um cliente quer comprar via PIX, por exemplo, quando ele chegar no checkout e não encontrar essa opção disponível, tem grandes chances dele desistir da compra. Então, evite frustrar seu cliente e ative várias formas de pagamento.

MEIOS DE TRANSPORTE

Meio de transporte é outro ponto essencial para sua loja online. Deve haver transparência em todas as etapas da venda, então seu cliente precisa e deve saber o prazo de entrega do seu pedido. Caso alguma eventualidade aconteça e resulte em atrasos, notifique o cliente com antecedência. Além disso, é imprescindível ter uma plataforma de e-commerce que tenha integração com as principais transportadoras do mercado. Na Dizy Commerce, nós temos integração com os Correios, Melhor Envio e com a Frenet - hug que conecta inúmeras transportadoras conhecidas.

Agora que você já tem todas as informações necessárias para montar sua loja online, não perca tempo, fale com nosso time!

Dizy Commerce - a plataforma de e-commerce da moda. Somos especializados em gestão digital de marcas de moda premium, com mais de 13 anos no mercado. Temos em nosso portfólio, cases de sucesso com clientes como Fillity, Mixed, La Rouge, Paula Ferber, dentre muitos outros. Oferecemos excelentes soluções digitais para seu comércio eletrônico, com inovação, marketing digital e tecnologia para seu negócio de moda. Vem com a gente!